quarta-feira, 7 de julho de 2021

Como “costurar” dissertação ou tese?

 

Como “costurar” dissertação ou tese?

Primeiramente, convido a todos, seguidores e clientes, a assistirem ao meu novo vídeo no Youtube em que falo sobre o processo de redação acadêmica. Você tem dificuldades em relação à progressão de suas ideias e conexão dos parágrafos? O(a) seu(sua) orientador(a) reclama de falta de unidade em seu texto? Explico, à luz de questões de metodologia científica, cada um desses aspectos textuais.

Resumidamente, para que haja unidade em seu texto acadêmico, é preciso escrever o material, apenas, em um documento e desenhar o esqueleto deste por meio de sumário, títulos provisórios, para que haja esse movimento entre o particular e o geral. Em elação à questão de unidade textual, é preciso, sempre, em relação ao desenvolvimento de qualquer elementos textual, se ater ao problema ou hipótese, objetivos, justificativa e metodologia do trabalho. Isso deve ser observado desde a construção do título do trabalho ao desenvolvimento das considerações finais.

Há mais de dez anos atuo como Revisor de Textos, especialmente acadêmicos. Desenvolvi pesquisa na Universidade de Brasília (UnB) e, atualmente, Revisor para uma revista científica na área de direito em Brasília. Conheça o meu curículo, o meu portfólio e a minha trajetória de vida. Será um prazer atendê-lo.

O meu canal tem mais de 200 vídeos e meio milhão de acesso. Criei o canal como um espaço para divulgação de minha atuação como Revisor de Textos, reflexões acadêmicas, bem como de minhas vivências. Dediquei mais de 20 anos de minha vida à Educação; ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão. E mais de 10 anos ao Ofício de Revisão de Texto. Quando encerrei as minhas atividades em sala de aula, há alguns anos, e enfoquei a minha carreira de Revisor, criei este canal para gerar reflexão e (des)construção do conhecimento.

 

terça-feira, 6 de julho de 2021

Construções com gerúndio em dissertações e teses

 

Construções com gerúndio em dissertações e teses

Não quero, neste post, construir aquelas máximas sobre o que deve ou não ser feito em textos acadêmicos. Não proponho um manual ”decoreba” que deve, à risca, e inflexivelmente, ser seguido por pesquisadores.

Chamo a atenção, no entanto, para períodos longos, cujas orações são ”emendadas” por meio de verbos com gerúndio, comumente elaboradas como no exemplo a seguir:

Assim, a cidade vai se favorecendo para carros, como por exemplo, o caso de edifícios privados, onde, muitas vezes, nestes, destinam-se seus primeiros andares para ao servirem serviço de garagem, já que não há uma imposição quanto a isto na legislação, tampouco nem quanto em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes impactando o seu entorno e existindo um benefício individual que prejudica o coletivo.

Sugestão de reescrita:

Assim, a cidade favorece transportes individuais como carros, edifício privados, onde os primeiros andares destinam-se ao serviço de garagem. E não há imposição sobre essas questões na legislação brasileira. Tampouco, em nível municipal, em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes. Isso impacta o entorno e há um benefício individual que prejudica o coletivo*.

* Além da reescrita, eu sugeriria que o autor revesse, no caso do parágrafo supracitado, o conteúdo deste, que está além de minha intervenção, mas, com certeza, pode ser melhorado por ele/ela.

Essas construções são mais comuns na fala. Em textos acadêmicos, elas são malvistas, deixam o período muito carregado e longo. Embora seja complicado falar em objetividade científica, para o caso de textos acadêmicos, eu sugiro a todos os meus clientes que busquem construções mais simples, menos carregadas, especialmente quando eles têm dificuldades para redigir bons períodos longos.

________________________________________________________________________

Solicite orçamento para Revisão de seu Artigo Científico, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.brFacebook: https://web.facebook.com/criteriorevisao/ (curta a minha página no Facebook!)

https://www.youtube.com/watch?v=dwISvqMSdvE&t=4s

Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

Skype: criteriorevisaotextual

Instagram: @criteriorevisao ou @escrevereviver

Ofereço dois tipos de Revisão de Textos (Revisão Ortográfica e Gramatical) e (Revisão Crítica). Além disso, ofereço serviço de Formatação (conferência de normas conforme ABNT, APA, CHICAGO, VANCOUVER ou Manual próprio).

São Caetano do Sul – Revisão de Artigo Científico

   Caro pesquisador, sou Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), área de conc...